Tudo o que não seja Cristo em nós ficará fora por Watchman Nee Deus tem Sua obra. Essa não é a sua nem a minha obra, tampouco é a obra desta missão ou daquele grupo. É a obra do próprio Deus. Gênesis 1 nos diz que Deus trabalhou e, depois, descansou. No início, Deus criou a luz, os seres vivos, o homem e assim por diante. Ninguém, a não ser Ele, poderia realizar essa obra da criação. E hoje Ele também tem Sua obra, que não é a obra de homem algum e que homem algum pode fazer. A obra de Deus não pode ser feita por ninguém, a não ser pelo próprio Deus. Quanto mais cedo aprendermos isso, melhor, porque as obras, as idéias, os métodos, o zelo, a seriedade, os esforços e as atividades incansáveis do homem não têm qualquer lugar no que Deus está fazendo. O homem não pode ter mais parte na obra de Deus hoje do que poderia ter nos tempos remotos da criação. Entretanto, ainda é verdade que não podemos fazer a obra de Deus, visto que toda ela é absoluta e totalmente Dele. Mas, por outro lado, nós somos Seus co-obreiros. De modo que, por um lado, devemos reconhecer que não podemos tocar, nem mesmo com o dedo mínimo, a obra de Deus e, por outro, somos chamados para ser co-obreiros com Ele! E foi com este fim que Ele nos alcançou. O Senhor tem um propósito definido na salvação - e um propósito claro e específico ao nos salvar -, que é nos ter como Seus co-obreiros. O que, então, é a obra de Deus? Efésios nos mostra isso de forma mais clara que qualquer outro livro no Novo Testamento. O capítulo 1 diz: "Assim como nos escolheu Nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele" (v. 4); no capítulo 2 lemos: "Para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus" (v. 7). Lemos também no primeiro capítulo: "Desvendando-nos o mistério da Sua vontade, segundo o Seu beneplácito que propusera em Cristo" (v. 9). O co-obreiro de Deus é a Igreja. Mas, quem, é, então, um co-obreiro de Deus? Bem, não é alguém que deseja trabalhar para Deus, alguém que vê uma necessidade e deseja atendê-la; não é nem mesmo alguém que conduz pessoas à salvação; antes, é aquele que faz o que Deus lhe designou em Seu eterno propósito, e ele faz apenas isso. Se enxergarmos realmente aquilo para o que fomos conquistados por Cristo Jesus, todos os nossos labores, todas as nossas obras formais para Ele, serão esmagados e feitos em pedaços. O alvo e objetivo de Deus em tudo é revelar Seu Filho, manifestar Seu Filho, mostrar a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Este é Seu eterno propósito. Este é o objetivo que você tem na obra que está fazendo agora? Se for menos do que isso, então, você não é um co-obreiro, um cooperador com Deus. Você pode perguntar: "Como saberei se estou trabalhando junto com Deus?". Isso pode ser facilmente respondido. Você está satisfeito com o que está fazendo? Se você não satisfaz o coração de Deus, você mesmo não poderá se sentir satisfeito. Não se trata de comparar sua obra com a de qualquer outro. A questão é se tudo o que você realiza é bom, isto é, bom aos olhos de Deus, aceitável a Ele ou que procede Dele, e é alinhado com Seu eterno propósito. Paulo declara: "Prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus". Não precisamos olhar ao redor e criticar os outros, desejando saber se é possível que todo o resto esteja errado e nós, poucos, estamos certos. Isso não tem qualquer valor e é prejudicial. Não se incomode com os outros. Asseguremo-nos de nós mesmos estarmos prosseguindo "para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". Quando começamos a procurar aqui na terra por alguma coisa - uma igreja, um testemunho, um movimento, uma doutrina, uma coisa exterior visível e tangível -, descobrimos que ela se torna imediatamente mais outro "cristianismo técnico". É apenas uma coisa terrena, morta e sem utilidade. O Corpo de Cristo, entretanto, é vivo e espiritual. Mas quando está morto, se torna imediatamente apenas uma coisa. Devemos ser simplesmente um grão de trigo que cai na terra e morre e produz muito fruto. Isso é seguidamente repetido através das eras. A Igreja não é uma coleção de judeus, gentios, brasileiros, americanos, chineses e outros. Por acaso, não está escrito em Colossenses: "O novo homem (...) no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos" (3.11)? Muitos acham que o que nos permitirá cruzar os portões do céu é ter um pedaço de Cristo em nós. Esse é um conceito horrível, porque na entrada do céu está a cruz, e nesta cruz você e eu e todos os outros seres humanos fomos crucificados. Todo judeu, grego, brasileiro, americano, chinês, e qualquer outro, foi pregado naquela cruz e nunca chegará ao céu. Somente o que entra é Cristo; nada de nós jamais entrará. Isso é a Igreja. Qualquer coisa em nós e sobre nós que seja Cristo ou de Cristo é a Igreja; tudo o que em nós teve origem em nós - qualquer coisa que não seja o próprio Cristo em nós -, não é a Igreja e nunca entrará no céu; pelo contrário, será destruído. Aquilo em nós que é a vida sem mistura de Cristo é o que Deus eternamente reconhecerá e é com isso que Ele contará para trabalhar. E somente esse elemento é que poderá trabalhar junto com Deus. Só podemos servir a Deus com aquilo que é de Deus. Nada a não ser aquilo que procede de Deus pode ser usado no serviço a Ele. Podemos ter reuniões animadas em que as emoções são despertadas, mas isso pode estar totalmente no plano natural e provará ser madeira, feno e palha e nunca passará pelo fogo. Podemos até mesmo olhar para trás e louvar o Senhor por todas as bênçãos que Ele nos permitiu ver, as quais foram concedidas aos outros no passado, mas se tal ministério não teve como base a morte e a ressurreição de Filipenses 3, ele nunca permanecerá ao passar pelo fogo. Você precisa estar tão morto quanto a vara colocada diante do Senhor durante uma noite. Durante uma noite e não por dez minutos. Muitos de nós emergimos muito cedo. Deus nos faz deitar, mas nós deveríamos levantar somente pela manhã. Todos devem passar por esse período de morte. Tal período de morte pode durar meses ou ser até mais longo. Qual é o resultado? Nosso ministério se vai, nossa riqueza espiritual é tirada; tudo o que possuíamos e nos levava a regozijar-nos, tudo o que conhecíamos e experimentávamos foi removido; nossa vida de oração cessou e nosso testemunho foi tirado. De fato, tudo parece ser trevas e morte. Entretanto, estamos nas mãos de Deus, deitados diante Dele no santuário. Rejeitamos olhar para dentro de nós mesmos e nos examinar para ver onde estamos, no sentido de distinguir o que é o ego e o que é Deus, o que é alma e o que é espírito, pois tudo o que está dentro de nós é e será sempre trevas. Assim, decidimos simplesmente manter os olhos fitos no Senhor. Sabemos que a manhã da ressurreição virá, mas retiramos as mãos da obra e deixamos o Senhor realizar Sua obra perfeita durante toda essa noite de morte para todas as coisas.
sábado, 24 de novembro de 2007
domingo, 18 de novembro de 2007
DERROTAS QUE SE TRANSFORMAM EM VITÓRIA
Nenhum de nós está preparado para perdas. Quando perdemos entes queridos, pessoas que amamos, sentimo-nos fragilizados e impotentes diante da vida. Não sabemos lidar com a perda de algo que nos traz felicidade, que nos completa. Deus conhece muito bem o nosso coração e entende como lidamos com as perdas que a vida naturalmente nos impõe. Quando derrotas se transformam em vitórias Nenhum de nós está preparado para perdas. Quando perdemos entes queridos, pessoas que amamos, sentimo-nos fragilizados e impotentes diante da vida. Não sabemos lidar com a perda de algo que nos traz felicidade, que nos completa. Deus conhece muito bem o nosso coração e entende como lidamos com as perdas que a vida naturalmente nos impõe. Existem pessoas que já perderam algo na vida (alguns muito, outros nem tanto), mas todos já sentiram na pele o peso de separar-se para sempre, do objeto amado. Nossa tendência é sempre associar perda com derrota por que não conseguimos entender a vontade e os planos de Deus para a nossa vida (Isaías 55:8,9). O Senhor Deus quer que entendamos que Ele tem uma visão privilegiada da situação em que vivemos. O caminho em que trilhamos ou o pensamento que temos nem sempre está em conformidade com aquilo que Deus nos tem reservado. Ele conhece o nosso futuro, sabe onde iremos errar e acertar conhece os tropeços que teremos. Lembremo-nos dos discípulos: quando Jesus mandou que entrassem no barco e passassem para a outra margem (Mateus 14:22...), o Mestre não foi com eles, pois queria orar sozinho no alto do monte. Quando os discípulos estavam no meio do mar, sentiram que o vento era contrário e que cada vez mais as águas se tumultuavam, penso que os discípulos tentaram de todas as formas chegar à outra margem. Final, eram homens experientes, conheciam situações como aquela, e talvez já passaram por dificuldade parecida. Mas, naquela madrugada, era diferente, pois Jesus queria revelar-se a eles. Você também nunca passou momentos assim em sua vida, como se estivesse em um mar bravio, com o vento soprando contra? Quem sabe tentando de todas as formas, usando sua própria experiência, chegar à outra margem? Talvez já até passou pelo mesmo problema e conseguiu supera-lo, mas esse é diferente e até agora não teve sucesso em sua empreitada. Nada está dando certo, você sente o barco se partindo devido às fortes ondas, sente que está prestes a submergir. Ao procurar, toma consciência de que o Mestre não está no barco, pois pediu para que você fosse sem Ele. Em seu íntimo surge um grande sentimento de perda: “E agora, o que vou fazer sem o Mestre? Para onde irei?” Se esta é a sua situação, fique tranqüilo, porque Jesus fará por você o mesmo que pelos discípulos. O Mestre não o abandonou você não está só. Jesus Cristo observa do alto dos céus, o que lhe dá uma visão privilegiada da sua vida. Assim Ele só vê um futuro pra você: Vitória. Ele ainda está no monte, olhando seu barco no meio do mar. Cristo sabe que você tentou de todo jeito, mas chegou a hora de reconhecer: sozinho não vai conseguir sobreviver ao temporal. Saiba que você precisa Dele, e Ele quer fazer um milagre na sua vida. Jesus desceu do monte, porque viu a situação dos discípulos, e agora também conhece a sua. Tenha certeza: quando suplicar, você terá a bonança vinda dos céus. Pode até questionar: porque Jesus não veio antes de tantas perdas? Saiba que o seu sofrimento, suas perdas, as angústias pelas quais passou, tudo aconteceu para que Jesus se revelasse a você. Mas não somente como Aquele que cura enfermidades, tira do seu coração as angústias, substitui o seu pesado fardo por um leve, mas também como o único que acalma toda e qualquer tempestade da sua vida. Ele tem poder para fazer com que iminentes derrotas se transformem em grandes vitórias. Nada está perdido, somente creia e tome posse da benção do Senhor Jesus tem para a sua vida. o Mestre não foi com eles, pois queria orar sozinho no alto do monte. Quando os discípulos estavam no meio do mar, sentiram que o vento era contrário e que cada vez mais as águas se tumultuavam, penso que os discípulos tentaram de todas as formas chegar à outra margem. Final, eram homens experientes, conheciam situações como aquela, e talvez já passaram por dificuldade parecida. Mas, naquela madrugada, era diferente, pois Jesus queria revelar-se a eles. Você também nunca passou momentos assim em sua vida, como se estivesse em um mar bravio, com o vento soprando contra? Quem sabe tentando de todas as formas, usando sua própria experiência, chegar à outra margem? Talvez já até passou pelo mesmo problema e conseguiu supera-lo, mas esse é diferente e até agora não teve sucesso em sua empreitada. Nada está dando certo, você sente o barco se partindo devido às fortes ondas, sente que está prestes a submergir. Ao procurar, toma consciência de que o Mestre não está no barco, pois pediu para que você fosse sem Ele. Em seu íntimo surge um grande sentimento de perda: “E agora, o que vou fazer sem o Mestre? Para onde irei?” Se esta é a sua situação, fique tranqüilo, porque Jesus fará por você o mesmo que pelos discípulos. O Mestre não o abandonou você não está só. Jesus Cristo observa do alto dos céus, o que lhe dá uma visão privilegiada da sua vida. Assim Ele só vê um futuro pra você: Vitória. Ele ainda está no monte, olhando seu barco no meio do mar. Cristo sabe que você tentou de todo jeito, mas chegou a hora de reconhecer: sozinho não vai conseguir sobreviver ao temporal. Saiba que você precisa Dele, e Ele quer fazer um milagre na sua vida. Jesus desceu do monte, porque viu a situação dos discípulos, e agora também conhece a sua. Tenha certeza: quando suplicar, você terá a bonança vinda dos céus. Pode até questionar: porque Jesus não veio antes de tantas perdas? Saiba que o seu sofrimento, suas perdas, as angústias pelas quais passou, tudo aconteceu para que Jesus se revelasse a você. Mas não somente como Aquele que cura enfermidades, tira do seu coração as angústias, substitui o seu pesado fardo por um leve, mas também como o único que acalma toda e qualquer tempestade da sua vida. Ele tem poder para fazer com que iminentes derrotas se transformem em grandes vitórias. Nada está perdido, somente creia e tome posse da benção do Senhor Jesus tem para a sua vida.
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
09:17
0
comentários
O AMANHÃ EXISTE ?
Um dia, remexendo as lembranças que carregamos por toda vida, me deparei com uma pergunta, o que me espera amanhã? Sabemos que o amanhã pertence a Deus, mas o que Ele tem reservado para cada um de nós? Isto é difícil de compreender.
Quantas pessoas em todo mundo, esperam um amanhã melhor, esperam acordar e ver que a dificuldade que viveu ontem já não existe mais, acordar e descobrir que aquilo que oprimia já terminou. Quantos não dormem à noite, por não saber o que os trará o raiar um novo dia, quantos desejam que o amanhã não chegue? Porque as expectativas do amanhã o fazem acreditar que será o pior dia de suas vidas.
Cada um tem a sua história, umas tristes como falei, mas tem pessoas que não vêem à hora do amanhã acontecer, porque tem certeza que o melhor está por vir. Sabem que a cada novo dia, nasce uma nova esperança, nasce uma nova oportunidade de sucesso, de recomeço, São pessoas que conhecem as dificuldades, mas a palavra impossível não está em seus dicionários.
Infelizmente, nem todos são assim, às vezes nos falta coragem para lutar e enfrentar o amanhã. Tememos e desejamos recuar, parar no tempo. Não há motivos para temer o amanhã, porque ele ainda não existe, ainda não nasceu, não pode nos amedrontar, pois ele, o amanhã, não existe.
Fico a imaginar o rei Davi, cercado de carros e cavaleiros por todos os lados, o exército inimigo maior do aquele que o acompanhava, os soldados que estavam com ele, uns querendo ir para a guerra, confiantes, outros querendo voltar, a confiança e o medo andavam juntos naquele momento.
Então Davi olha para o céu, não vê nuvens naquele dia, o sol está escaldante, os nervos estão à flor da pele, todos tensos, menos Davi, ele já vivera muitos momentos assim, era apenas mais um, mas naquele dia era especial, Deus iria se revelar para ele de uma forma diferente.
No meio da dificuldade ele faz uma oração que sai de dentro da alma: “Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro?”, um homem que está diante de um povo em que uns temem, outros acreditam. Deus nesse momento fala ao seu coração, uma palavra que iria mudar a visão dele sobre aquela guerra: “O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra” (Salmos 121).
Quando você se sentir cercado pela noite, e amanhecer parecer tardio, quando não souber o que te espera no amanhã, não temas, não te assustes, nem te assombres. “O teu socorro vem do Senhor.” A noite vai passar um dia lindo vai amanhecer. Uma nova oportunidade que Deus irá nos dar, para revertermos a nossa situação, mesmo o que hoje pode ser impossível aos nossos olhos, para o nosso Deus é possível. Para Ele tudo é possível. Creia! Continue lutando, as montanhas podem estar cercadas, não espere seu socorro das montanhas, porque o nosso Deus está acima das montanhas, e Dele vem o seu socorro
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
09:12
0
comentários
sábado, 3 de novembro de 2007
ALTAR QUEBRADO
Texto - I Rs 18.27-30
Introdução : Satánas , vai fazer de tudo para destruir seu altar, ele vai tentar de tudo para derrubar pois sabe que quando estamos com um altar diante do Senhor, acontece grandes vitórias.
1.Nóé tinha um altar ( Gn 8.20 )
A resposta que Noé precisava de Deus veio logo quando ele colocou um animal limpo diante do altar ( temos que nos colocar em sinceridade e limpeza diante de Deus )
Noé ofereceu o melhor , vamos oferecer também em nosso altar
2. Abraão tinha um altar ( Gn 22.9 )
Colocou em ordem a lenha no altar p/ o Senhor responder
temos colocado e dados motivos p/ que o Senhor responda ( lenha = combustível , na vida do crente oração é o combustível )
3. Gideão também preparou seu altar ( Jz 6.18 )
Ele foi aprovado em sua chamada
Pois Deus preparou tudo de acordo com os propósitos e vontade de Deus (quando preparamos nosso altar Deus coloca em prática seus projetos)
4. Davi também ( I Cr 21.26 )
ele sabia do peso que era estar com o altar em ordem
5. A igreja deve estar com o altar em ordem para que venha a resposta de Deus e alcançar vitórias ( Hb 13.10-15 )
Oferecendo o melhor para o Senhor Jesus- O que podes oferecer ???
O frutos dos lábios para Deus e não para o mundo ( crente deformado) de segunda a sexta fala palavrões , xinga mulher, canta música do mundo , depois quer que o fogo caia ???( até quando coaxareis entre dois senhores Baal ( mundo ) ou o Senhor Jesus ( igreja ) seus lábios devem glorificar Jesus quando a igreja tem altar da vida colocada nas mãos do Senhor,Deus responde suas orações e é só vitória ( At 12 )
Conclusão: Como vai teu altar irmão , não está na hora de voce deixar o Espírito Santo concertar e reparar essas trincas e quebras deixe agora o oleiro te visitar e te fazer um vaso novo
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
12:26
0
comentários
AINDA HÁ ESPERANÇA
AINDA HÁ ESPERANÇA ANTES QUE VENHA O GRANDE E TERRIVÉL DIA DO SENHOR
Textos - JER 31.17 a / Ml 4. 5 b
Introdução : O tempo se escoa , sabemos que um dia Deus irá castigar essa terra e nada escapará
1. O falar de Deus nos últimos dias - alertando, exortando , mostrando sobre o tempo final , neste apagar das luzes desta dispensação.
Houve sempre um alerta de Deus mostrando acerca daquilo que está para acontecer Am 3.7 "Certamente o Senhor JEOVÁ não fará alguma coisa , sem Ter revelado o seu segredo aos seus servos Os profetas .
Dt 29.29 "As coisas encobertas são para o Senhor nosso Deus porém as reveladas são para nós e nossos filhos, para sempre para que para que cumprirmos todas as palavras desta lei .
Sl 25.14 "Os segredos do Senhor é para os que o temem ;e ele os fará saber o seu concerto.
Sl 101.6 "Os meus olhos procurarão os fiéis da terra , para que estejam comigo, o que anda num caminho reto esse me servirá
ANTES QUE VENHA O DIA GRANDE ( GRANDE )POR QUE NUNCA HOUVE TAL DIA NA HISTÓRIA
Sempre na História houveram e ainda hoje há dias importantes na nossa vida dias inesquecíveis no mundo , marcaram muitas vidas mas quero falar sobre cinco dias .
I - DIA DO NOSSO NASCIMENTO
Dia de ExpectativaDia de EsperançaDia do início de grandes responsabilidades
II- DIA DE NOSSO CASAMENTO
Dia em que se concretiza um sonhoDia em que se consuma uma uniãoDia de especial satisfação
III- DIA DE NOSSA MORTE
Termina nossa jornada - termina as dores e angústias partimos para a eternidade com Cristo.Será um dia terrível - para aqueles sem Cristo - sem ele sofrimento - morte
3 tipos de morte
Morte física- II Sm 14.14 por que certamente morreremos e seremos como águas derramadas na terra, que não se ajuntam mais , o que acontece com um corpo sepultado. Depois de alguns dias ele terá se desfeito e esvaído como águas derramadas na terra.
Morte espiritual - se dividem em duas:1ª morte no pecado é o estado de separação da comunhão com Deus , é estar sob domínio do pecado , embaixo seu efeito é no presente e no futuro .
No presente quem está separado da vida de Deus. ( o pecado faz a separação Is 59.2 )
No futuro - refere-se ao estado eterno de separação de Deus que acontecerá no juízo final. ( Quando a morte chega já é tarde não há mais solução é a conseqüência da morte no presente )
Morte eterna - chamada Segunda morte Punição do pecado eterna separação da presença de Deus a impossibilidade do arrependimento e perdão - Hb 9.27A Segunda morte o prêmio de Deus aos homens pecadores.
Este lugar é dado como prêmio e é mencionado nas escrituras como:Fogo eterno, trevas exteriores , castigo eterno ,tormento , ira de Deus ,abismo , eterna destruição, Fogo que não se apaga , lugar de punição , banidos da face de Deus, Lugar de não esperança , condenação eterna recompensa do pecado , lago de fogo - fogo eterno , fogo inextinguível, Lugar de fogo e enxofre , fornalha ardente onde o fogo nunca se apaga.( isso acontece em conseqüência da morte )
E você como estas será que está preparado para enfrentar esse dia ?
IV- DIA DA VOLTA DE CRISTO
A trombeta de Deus soará a qualquer momento será tão rápido Seremos transformados – corpo de glóriaSeremos glorificados – não sujeito mais ao pecadoSeremos galardoados – recompensa das mãos de Jesus, Bema ( tribunal de Cristo)Haverá o juízo do pecado , Deus enviará as pragas descritas no livro do apocalipse , este grande dia o qual o profeta Sofonias diz dia amargo Cap. 1.8-18 - pedras de fogo do céuserão abertos 7 selos, serão soadas 7 trombetas e será derramada 7 taças acontecerá sinais terrivéis como: á guas feridas em sangue , terremotos os ais e pragas do Apocalipse , ulceras , grande calor, a morte se ausentará pôr um período será um período de intensa aflição o qual nunca houve no mundo até hoje
V- DIA DE NOSSA SALVAÇÃO
Todos nossos pecados são perdoados
Começamos a experimentar a vida eterna
Qual o dia mais importante ? Reflita agora a sua vida em tudo isso que você ouviu
O mais decisivo é o último que pode decidir o destino da tua vida
A salvação é mais simples do que :
Abrir a torneira e tomar um copo de águaJo 4:13-14 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Abrir uma porta – Ap 3.20- Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Mais simples do que fazer um depósito bancário - Tt 2:11 - Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.
Conclusão dos 5 dias o 5º dia dia da Salvação é o dia mais importante para a sua vida, decida agora mesmo o teu destino.
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
12:24
0
comentários
JOVENS (CONSELHOS DE PAULO)
Ninguém despreze a sua mocidade
O jovem cristão é, por muitas vezes, desprezado pelos mais
velhos devido à pouca experiência que lhe dificulta o caminho.
Porém, a sua força é inigualável.
Deus sempre tem os jovens cristãos num ponto estratégico:
· Deus tem uma moça judia na casa de Naamã;
· Deus tem um Davi no pasto, com as ovelhas;
· Deus tem um Isaías no ano em que morre o rei Uzias;
· Deus tem um moço com cinco pães e dois peixinhos;
· Deus tem um Gideão malhando trigo no lagar;
· Deus tem um Josué que não se aparta de Moisés;
· Deus tem um Daniel na corte de Nabucodonosor;
· Deus tem um Ananias, Misael e Azarias no reinado de um impiedoso rei;
· Deus tem umas pequenas crianças para exemplificar aos discípulos;
· Deus tem um Salomão, que quando jovem, soube orar; · Deus tem um Samuel que, mesmo sendo jovem, soube ouvir a Sua voz;
· Deus tem um Eliseu para substituir um Elias. · Deus sempre contou com jovens para sua obra. O que dizer de Ester e Rute?
Com os idosos está a experiência, mas com os jovens está a força.
Disse o evangelista João:
- Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes e já vencestes o maligno.
Paulo disse a Timóteo
- Ninguém despreze a sua mocidade.
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
12:19
0
comentários
INIMIGOS NO ATAQUE
2Cr.20.1 -4
Na numerologia bíblica, o número 3 (três) parece ocupar um lugar de destaque e, como não existem coincidências nas coisas de Deus e sim confirmações, encontrei três inimigos na vida destes homens e manifestações de Deus:
Davi:
· Um gigante;
· Um rei;
· Um pecado.
Jonas:
· O medo;
· A decadência;
· Os ninivitas.
Igreja:
· O mundo;
· A carne; · O diabo.
Sansão:
· Os filisteus;
· Dalila;
· As brincadeiras.
Jesus:
· O dragão (serpente);
· A besta;
· O falso profeta.
Discípulos:
· A falta de fé;
· A falta de oração · A falta de jejum.
Israel no Egito:
· A escravidão;
· A morte;
· O faraó.
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
12:13
0
comentários
INSTRUMENTOS DE DEUS
Na esfera espiritual, nada do que foi criado foi feito por acaso. Tudo tem a sua utilidade, inclusive os animais por nós desprezados.
Animais usados para executar o juízo divino:
· Rãs (Êxodo 8:2)
· Gafanhotos (Êxodo 10:14; Apocalipse 9:3; eJoell:4)
· Piolhos (Êxodo 8: 16)
Animais usados para servir de exemplo para o homem:
· Formigas (Provérbios 6:6)
· Pomba (Mateus 10: 16)
· Serpente (Mateus 10: 16)
Animais usados para fins específicos:
· Baleia (Jonas 2: 1)
· Jumenta (Neemias 22:23)
· Jumentinha (Mateus 21:2)
· Pardais (Mateus 10:31)
· Corvos (I Reis 17:65)
· Pombinhas: (Levítico 1:7)
Animais usados como símbolo nas Escrituras:
· Leopardo (Jeremias 13:23)
· Urso (Oséias 13:8)
· Boi (Amós 6: 12)
· Águia (Apocalipse 4:7)
· Serpente (Apocalipse 12:9)
Animais usados nos rituais sagrados dos israelitas:
· Cordeiro (Êxodo 12:5)
· Pombos (Gênesis 15:9)
· Rolinhas(Gênesis15:9)
Jesus foi comparado a:
· Leão (Apocalipse 5:5)
· Ovelha (Atos 8:32)
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
12:12
0
comentários
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
TIPOLOGIA
Os materiais foram exatamente especificados por Deus.
Qualquer desvio traria morte certa
Os Materiais usados
Os Materias Santos
ós temos que nos lembrar que os Israelitas saíram do Egito como o povo de Deus. Eles eram os descendentes de Abraão, o primeiro hebreu. É importante lembrar-nos do juramento que Deus fez quando Ele fez a aliança da circuncisão com Abraão:
Gen 15:13-14 "Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.
E eles realmente saíram com grandes possessões, como diz:
Êxodo 3:20-22 " Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir. E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios, porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios."
Êxodo 12:35-36 " Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e roupas. E o SENHOR deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios."
Quando os Israelitas vieram ao Monte Sinai, o Senhor os instruiu sobre o que eles deveriam trazer como oferta alçada (dar espontânea e voluntariamente) de maneira que eles pudessem construir o tabernáculo. Note o que Deus falou a respeito do lugar da Sua habitação - o Tabernáculo: (versos mais importantes)
Êxodo 25:1-9 " ENTÃO falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre, e azul, e púrpura, e escarlata (carmesim), e linho fino, e pêlos de cabras, e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia, azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso, pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral. E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis."
Estes materiais são relacionados exatamente como Deus havia especificado (nada mais e nada menos) porque cada um deles tinha significado simbólico específico, relativo ao verdadeiro Tabernáculo celestial e a Jesus Cristo. Em nada poderia haver o acaso ou a imaginação humana, porque se o Senhor vai morar e lançar a sua tenda entre nós, como homem, então o homem vai aproximar-se do modo d'Ele, e não há exceção. Os detalhes de sua construção seriam um padrão temporal, daquilo Deus faria um dia permanentemente por meio de Jesus Cristo. O Tabernáculo se tornaria um modelo visível de como nós vemos a Deus por meio de Jesus. Olhemos os materiais a serem usados na construção do Tabernáculo e lembremo-nos que agora temos que examinar o simbolismo com um fundo hebraico. O Antigo Testamento está repleto de linguagem simbólica, que pode ser interpretada na luz do contexto da Bíblia hebraica:
Materiais (ordenados por Deus)
'Ouro' (Divindade)
De acordo com Ex 38 eles deram 1269 Kg de ouro. O Ouro Puro ao longo das escrituras fala da divindade, que não pode ser imitada pelo homem. Ouro é feito por Deus e vem de Deus. Ouro fala da deidade de Jesus Cristo. Simboliza a glória divina do Senhor Jesus como o "Filho de Deus" e "Deus, o Filho". De acordo com Ex 38 eles deram 1269 Kg de ouro.
Jesus na sua carne em nada era diferente de Jeová. Ele é "Malach Yaweh," Jeová, o Rei. Isaías viu o Senhor poderoso e exaltado nas alturas, como Rei, em toda a Sua glória. João no Novo Testamento fala-nos que era Jesus quem ele viu:
João 12:41 "Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele."
'Prata' (Redenção)
De Prata vieram 4350 Kg. Ao longo das Escrituras, a prata figuradamente fala de redenção. Sempre era usada como preço de redenção:
Êxodo 30:16 " E tomarás o dinheiro das expiações dos filhos de Israel, e o darás ao serviço da tenda da congregação; e será para memória aos filhos de Israel diante do SENHOR, para fazer expiação por vossas almas. "
O tabernáculo estava apoiado em bases de prata. José e Jesus foram vendidos em preço de prata. Judas foi pago com moedas de prata como dizem as Escrituras. Prata é preço de redenção. Prata é símbolo da redenção realizada por Jesus Cristo. Isto prefigura a preciosidade de Cristo como o resgate para os pecadores. Também note que não há prata alguma mencionada no céu. As pessoas já terão sido redimidas.
Marcos 10:45 Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. "
'Bronze' (Juízo)
Um total de 3035 kg de bronze foi empregado para uso em lugares onde se necessitava de força excepcional, e a resistência ao calor eram importantes. O Bronze tem um ponto de fusão a 1,985ºC. Era importante no altar onde o intenso calor estava presente. O bronze é uma liga de cobre e zinco. Não é metal, pois é uma liga de cobre e zinco.
Bronze representa juízo. Quando Moisés fez a serpente de bronze, falou do poder da serpente, que é julgada através de se elevar o Filho de Deus:
Num 21:9 " E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. "
O Bronze representa juízo. Simboliza o caráter divino de Cristo que levou n'Ele o fogo da ira de Deus, em santidade e justiça, se tornando oferta pelo pecado.
2 Cor 5:21 "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus."
Mateus 27:46 " E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? "
Azul (Céu)
Tecido de linho bordado com linhas de cor azul, purpúra, e escarlate. O hebreu usava mariscos para extrair o azul. Uma tintura brilhante foi excretada deste molusco. Esta cor luminosa sempre é mencionada primeiro. O homem precisou de algo que sugestionasse a idéia de céu como um lugar no qual Deus se revela mais completamente do que na terra. Então a cor azul representa o céu, a cor do céu. O azul sempre foi mencionado ao longo do tabernáculo para lembrar o homem de que o seu destino é céu, e por causa de nosso Redentor, nós somos destinados a estar na Presença de Deus. O azul fala daquele que vem do alto ("do alto" é uma expressão judaica para o céu). Lembra-se quando a mulher tocou a orla azul das vestes de Jesus? Nós vemos os versos de amor em azul, na vida de nosso Senhor Jesus Cristo que não só era divino em sua origem, mas em seus modos e natureza.
Jo 3:31 "Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos."
'Púrpura' (Realeza)
Os hebreus obtinham esta cor ao misturar o azul e a escarlata juntos. Esta intensa cor vermelho-purpúrea era uma cor de realeza (Real).
Juízes 8:26 E foi o peso dos pendentes de ouro, que pediu, mil e setecentos siclos de ouro, afora os ornamentos, e as cadeias, e as vestes de púrpura que traziam os reis dos midianitas, e afora as coleiras que os camelos traziam ao pescoço.
A cor púrpura simboliza a Jesus como Rei dos reis e Senhor dos senhores, mas há outra importante verdade. A mistura de azul e escarlata. Azul fala do que vem do alto, e escarlata, como nós veremos, representa sangue e morte, sacrifício. Púrpura é uma combinação de ambos, que falam de Cristo como Deus e Homem, o Homem que veio de céu para morrer. De algum modo misterioso Ele levou consigo a semelhança de carne pecadora.
Isaías 33:17 Os teus olhos verão o rei na sua formosura, e verão a terra que está longe.
'Fio de escarlata' (Sacrifício)
A escarlata era extraída de um inseto Oriental (verme) que infesta certas árvores. Eram juntadas, esmagadas, secadas, e transformadas em um pó que produzia uma matiz carmesim brilhante. Escarlata fala de sacrifício e simboliza a Cristo em seus sofrimentos. O Salmo 22, de crucificação traz citações de Jesus, como dizendo - "eu sou um verme". Deus, de alguma maneira deu a Ele mesmo, um corpo de carne e sangue, e então morreu, e dá a Sua vida como um resgate por nós todos, sendo esmagado nos moinhos da justiça de Deus
Efésios 5:2 " E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. "
Hebreus 9:26 " De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. "
'Linho Fino' (Pureza)
O linho era muito interessante. Feito de um linho egípcio, foi tecido finamente, branco resplandescente, e levou um nome especial, "byssus ". Este material era usado para artigos de vestuário para a realeza e pessoas de posição, e foi achado nas tumbas dos Faraós. Foi encontrado em uma tumba, linho com 152 linhas por polegada na urdidura e 72 linhas por polegada no tecido. Linho branco sempre fala de pureza e retidão:
Apocalipse 15:6 "E os sete anjos que tinham as sete pragas saíram do templo, vestidos de linho puro e resplandecente, e cingidos com cintos de ouro pelos peitos."
Apocalipse 3:5 "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos."
Apocalipse19:14 " E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. "
Os tecido de linho fino branco fala de retidão e simboliza Jesus, o Filho de Homem, imaculado, puro, e sem pecado.
I João 3:3-5 " E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade. E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado."
Pêlos de Cabras (Oferta pela maldição do pecado)
As cabras eram comuns naqueles dias, e eles usavam o leite, a carne, a pele era usada para muitas coisas como garrafas de água, etc., e o pêlo delas que era muito longo, escuro e liso, era trançado e tecido em pano. Davi tinha cabelos como pêlos negros de cabra.
A cabra era um animal sacrificial. A coberta de pêlos de cabra era a primeiro cortina sobre o tabernáculo. Esta cor desbotada nos fala de Jesus na sua humildade e pobreza. Peles de cabra eram usados pelos pobres, e ao longo da Bíblia representa pobreza extrema.
Hebreus 11:37 Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
Lucas 9:58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
E o pêlo fala de Cristo como separado, da mesma maneira que o pêlo teve de ser separado da cabra, assim Cristo teve que sacrificar a Si mesmo, tirando das suas vestes para prover vestes para outros.
Outro ponto interessante sobre a cabra, é que ela era usada no Dia da Expiação. Depois que o sumo sacerdote levasse o sangue aspergido no Santo dos santos, ele entraria no átrio do tabernáculo e poria as mãos dele na cabeça do bode expiatório e confessaria em cima dele os pecados do povo. O bode era conduzido então, por um homem já preparado, ao deserto, e lá era deixado livre, significando que lá foram levados os pecados de Israel, que Deus havia perdoado. Isto nos faz lembrar de Jesus, humilde e pobre, se tornando por nós maldição, e, que podemos ter os nossos pecados lançados fora, na terra do esquecimento.
2 Coríntios 5:21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
Peles de Carneiro tingidas de vermelho (Sacrifício Substitutivo)
Estas estavam costuradas juntamente com tiras de couro para formar a camada protetora seguinte da cobertura do tabernáculo. Um carneiro é uma ovelha masculina crescida, e o líder do rebanho. Um pastor pode ter um ou dois carneiros em um rebanho de ovelhas para que haja uniformidade. O carneiro sempre está para os olhos do judeu como um animal substituto, fiel até a morte. Por isto, é claro porque Deus proveu um carneiro como um substituto para Isaque, naquele dia quando a fé de Abraão foi manifesta.
Gênesis 22:12-13 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
As peles de carneiro foram tingidas de vermelho para representar o sacrifício de um substituto. Assim Jesus como o cabeça do gênero humano, o último Adão, sacrificou a Sua própria vida, como um substituto, para todos os que n'Ele creêm.
Hebreus 2:9 Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Hebreus 2:17 Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
João 1:29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Peles de texugo (aparência exterior sem atrativo)
Peles de texugo eram a coberta final, a cobertura exterior que todos viam. Elas eram resistentes e duráveis e muito simples em sua aparência. Mas como isto fala de Cristo? Fala de Cristo como homem. Não havia nenhuma beleza externa no tabernáculo, e assim era Cristo quando Ele veio para a terra, quando Ele montou o Seu tabernáculo entre os homens. Como o profeta predisse:
Isaías 53:1-2 QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
O que Jesus foi para aos judeus? Nada mais que alguém que passou, uma pele de texugo dura. O que é Jesus para o mundo hoje? Nada mais que alguém que passou, uma pele de texugo dura. Mas para nós, que abriram seus corações a Ele, Ele é muito, muito mais. Ele é o Único digno de louvor, Ele é a " Rosa de Sarom ", o " Lírio dos Vales", e o " mais Formoso entre os 10.000 " para nossas almas. Se qualquer um desejar olhar além da carne exterior que o cobre, verá a transfiguração da glória de Cristo. Alguma coisa boa pode vir de Nazaré "? e Jesus diz, " Vem e vê ".
João 1:10-14 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
Madeira de Acácia (a humanidade Incorruptível) também chamada de Madeira de Cetim
A árvore de Shittah cresce nos desertos do Sinai, e nos desertos ao redor do Mar Morto. A madeira é dura, muito pesada, indestrutível por insetos, e é fina, de belo grão . É notavelmente exuberante em lugares secos e às vezes atinge uma altura de vinte pés. Tem amáveis flores amarelas e resistentes a insetos, sendo que, a madeira da Acácia era usada para fazer caixões para múmias.
A madeira de Acácia fala sem dúvida, da humanidade incorruptível de Cristo, porque nos é dito que a humanidade dele nunca viu a corrupção.
Salmo 16:10 Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Ele era o verdadeiramente humano, "Cristo Jesus, homem ". A Bíblia o chama de , "o filho de Maria", e o "filho do homem ". Um corpo foi preparado para Ele:
Hebreus 10:5 "Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;"
E aquele corpo, Ele ainda possui, em uma forma glorificada. "Este mesmo Jesus" volta agora dos céus para nós, e também nos glorificará:
1 João 3:2 "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos."
Romanos 8:18-21 "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus."
'Óleo' (A Unção do Espírito)
O óleo era obtido ao esmagar os frutos da oliveira na terra. Óleo, como nós sabemos, era o líquido usado quando eram ungidos o profeta, o sacerdote, e o rei nos dias do Antigo Testamento. E em passagens como estas:
1 João 2:20 "E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo."
1 Samuel 16:13 "Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá."
Isaías 32:15 " Até que se derrame sobre nós o espírito lá do alto; então o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque. "
Nós temos base bíblica para ver o óleo como um tipo do Espírito Santo. Na Bíblia a árvore de Oliveira é simbolo de muitas coisas:
a) Beleza
Oséias 14:6 " Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano. "
b) Fertilidade
Salmo 52:8 " Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente."
c) Riqueza
Juízes 9:9 " Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores?"
O Espírito Santo, então, como o óleo de oliva, é o que possui tudo aquilo o homem precisa para a vida e a piedade. Riqueza, fertilidade, e beleza são todos Seus, em uma medida abundante. Jesus foi ungido por Deus como profeta, sacerdote, e rei. Tudo o que Cristo fez estava cheio de riqueza, fertilidade, e beleza porque Ele é o templo do Espírito Santo e cheio de toda a plenitude:
João 3:34 " Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida."
É interessante que as azeitonas não eram batidas ou apertadas, mas esmagadas. Assim Jesus foi esmagado no Jardim de Getsêmani (Heb. Prensa de Óleo) e então, pela mesma ira de Deus em uma cruz romana, como as Escrituras dizem:
Isaías 53:10 " Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. "
O óleo da unção era restringido apenas para uso no tabernáculo, qualquer um que violasse a ordem seria morto. O óleo de oliva devia ser puro e nada mais que puro, porque representa o Espírito Santo de Cristo. A palavra o "Cristo" é a fórmula grega para o hebraico "Mashiach" (Messias) os quais significam " o Ungido", literalmente "o que é coberto com óleo". O óleo também foi usado para ungir o Santo Tabernáculo e a sua mobília, e iluminar o candeeiro de ouro.
Especiarias para o óleo e incenso (Doce e suave fragrância para Deus)
Havia três especiarias para serem adicionadas ao puro incenso e ao óleo:
Ex 30:34 Disse mais o SENHOR a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e onicha, e gálbano; estas especiarias aromáticas e o incenso puro, em igual proporção;
a) Estoraque
Um pó das gotas de uma resina endurecida e fragrante encontrada na cortiça do arbusto de Mirra. A palavra significa " uma gota ".
b) Onicha
Um pó da cobertura córnea da concha de um molusco idêntico a um marisco encontrado no Mar Vermelho. Quando queimado, este pó libera um aroma penetrante. A palavra hebraica para - concha aromática". O Mar Vermelho é um bolsão de água morna isolada do Oceano Índico e é conhecido por suas subespécies peculiares de molucos.
c) Gálbano
Uma resina pungente, castanha que aparece na parte mais baixa do talo de uma planta de Ferula. Esta erva encontrada no Mar Mediterrâneo com talos espessos, flores amarelas, e verde como folhas de samambaia. Tem um cheiro almiscarado, pungente e é valioso porque preserva o odor de um perfume misturado, e permite a sua distribuição por um período longo de tempo.
Nestas especiarias ou perfumes nós vemos a Jesus como o doce aroma, que traz alegria para o coração do Pai. Quando misturado com o óleo de oliva, nós vemos o iluminante e doce trabalho do Espírito de Cristo, e quando misturado com o puro incenso nós vemos a doçura da oração como um "doce aroma aspirado pelas narinas de Deus." Estes perfumes apropriadamente apontam à Cristo.
Jo 8:29 " E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada."
Ef 5:2 "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave."
2 Cor 2:15-16 " Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?"
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
12:15
0
comentários
MORTE - VISÃO BÍBLICA
Morte: visão bíblica
A Bíblia se refere a dois tipos de morte: a morte física, que acontece com todas as pessoas quando param de viver e a morte espiritual, quando elas não mantêm um relacionamento com Deus e Jesus Cristo. O Velho e o Novo Testamento falam da morte de maneira diferente.
O Velho Testamento fala mais de morte física e o que significava para os israelitas.
O Novo Testamento fala mais de morte espiritual. Conta a história da vida de Jesus Cristo na Terra, que inclui sua morte e ressurreição. Também nos conta que, por causa da morte de Jesus, todas as pessoas têm a chance de viver eternamente nos céus com Deus.
A MORTE NO VELHO TESTAMENTO
Os israelitas aceitavam a morte como um fim natural da vida. Tinham como objetivo viver uma vida longa e plena, ter muitos filhos e morrer em paz com sua família. Uma morte prematura era vista como o resultado do julgamento de Deus sobre aqueles que Lhe eram desobedientes.
O Rei Ezequias orou ao Senhor para prolongar sua vida mesmo não tendo sido totalmente obediente (II Reis 20:9).
Jó quis limpar sua reputação com Deus antes de morrer (Jó 19: 25-26).
Apesar de pensarem que a morte era o fim natural da vida, os israelitas nunca a viram como uma experiência agradável.
Tal como hoje, a morte era um fato triste que afetava profundamente as pessoas. A morte eliminava a pessoa do convívio de familiares e vizinhos. Mais importante ainda é que a pessoa não poderia mais se relacionar com Deus. A morte nunca era vista como um limiar para uma vida melhor no céu.
Quando Deus deu a lei para Moisés e para o povo, afirmou claramente que qualquer desobediência aos seus mandamentos teria como conseqüência a morte. Pelo profeta Ezequiel Deus afirmou que todas as pessoas que O seguissem teriam vida, mas a qualquer que "se desviar da Sua justiça" certamente morrerá" (Ezequiel 18: 21-32). Portanto, toda morte era vista como um mau resultado de seu pecado e desobediência. Mais tarde, essa idéia mudou. Os filósofos judeus começaram a desenvolver idéias sobre vida após a morte e ressurreição do corpo. O livro de Daniel traz a primeira referência sobre uma possível ressurreição dos mortos, quando profetiza " Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno"(Daniel 12;2).
Existem outras profecias semelhantes à de Daniel, feitas no período entre o Velho e o Novo Testamento, em que os filósofos judeus acreditavam que a alma era imortal e continuava a existir depois da morte; seu conceito de ressurreição e vida eternamente redimida da morte pôs em cena o trabalho de Jesus Cristo que subjugaria a morte para todas as pessoas.
A MORTE E RESSURREIÇÃO NO NOVO TESTAMENTO
Enquanto no Velho Testamento a morte é um evento pessoal, no Novo Testamento é um tema teológico. Por causa do primeiro pecado de Adão e Eva, o homem foi separado de Deus e essa separação trouxe a morte ao mundo. Cada pessoa depois de Adão seguiu seus passos.
O apóstolo Paulo escreve "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23). Todos merecem morrer e uma vez que cometem pecado não são mais merecedores de uma relação com Deus. Quando o Novo Testamento fala sobre morte, está falando de viver uma vida sem Deus; seus escritores sabiam que a morte afeta todos os aspectos da vida. Sem Deus, vive-se com medo da morte e alguém que vive sem Cristo está espiritualmente morto. O livro de Hebreus conta que o diabo, que governa o mundo, é o senhor da morte (Hebreus 2;14).
É fácil pensar na morte como um poder demoníaco que governava o mundo até que Cristo, o único que teve poder para vencer a morte em favor de todas as pessoas, finalmente a conquistasse. Quando Cristo morreu, foi enterrado e ressuscitou ao terceiro dia, o poder que a morte tinha sobre o mundo foi permanentemente quebrado.
O Novo Testamento descreve a vitória de Jesus sobre a morte de várias maneiras. Em Filipenses 2:8 lemos que Jesus foi obediente à morte. Em outra epístola, Paulo diz que "Ele morreu por todos" como sacrifício pelo pecado de todas as pessoas (II Coríntios 5:15). Pedro descreve como Jesus desceu ao Hades (lugar da morte) para conquistá-la (I Pedro 3: 18-19). Sendo o único ser imortal, Deus é a fonte de toda a vida, e somente podemos viver se tivermos um relacionamento com Ele.
A morte e ressurreição de Cristo proporcionam às pessoas a oportunidade de restaurar sua comunhão com Deus. "Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas"(II Coríntios 5:17). Todas as pessoas que estabelecem um compromisso real com Jesus passam imediatamente da morte para a vida, e todas que obedecem as palavras de Deus terão a vida eterna.
HÁBITOS FÚNEBRES
Estas práticas acompanham a morte de seres humanos. Desde o início dos tempos todos os grupos sociais tiveram costumes fúnebres. Crenças sobre a vida e a morte afetam os hábitos fúnebres. A idéia da imortalidade é uma das mais cultivadas. Arqueólogos descobriram ferramentas, adornos e mesmo alimento nas sepulturas humanas mais antigas de que se tem notícia, sugerindo que mesmo esses povos antigos acreditavam que os seres humanos continuam a existir de alguma forma após a morte. Acreditava-se que rituais fúnebres apropriados ajudavam os mortos a alcançar seu lugar final, que era, na crença de muitas culturas, uma viagem perigosa - os mortos deviam, dependendo da cultura, atravessar rios míticos ou amplos abismos. Os ritos também asseguravam à pessoa viva que os espíritos do morto não lhe causaria dano.
ENTERRO DO CADÁVER
Uma maneira comum de se livrar de um cadáver tem sido o sepultamento na terra. Essa prática deve ter começado por causa da crença de que a cidade dos mortos se localizava sob o solo. Freqüentemente a sepultura era considerada a entrada para o submundo, embora muitos grupos achassem que a habitação dos mortos era no céu. O enterro subterrâneo tem sido praticado por muitos. Algumas comunidades colocam o cadáver num suporte para ser devorado por aves ou outros animais. Sabe-se que alguns grupos comiam o cadáver, acreditando que as boas qualidades da pessoa morta passariam aos que o comiam. Muitas sociedades asiáticas têm cremado ou queimado seus cadáveres. No passado, era comum que a esposa e os escravos de um homem falecido se jogassem em cima de seu corpo enquanto queimava. A cremação tem se tornado popular no Ocidente e pode se tornar mais amplamente praticada por causa da diminuição de terra disponível para as sepulturas. Quase toda sociedade observa hábitos especiais de luto durante o enterro do corpo. Isso inclui o uso de roupas especiais, explosões emocionais, isolamento e abstenção de certos alimentos. A maioria das sociedades marcam o evento com uma cerimônia - rituais de purificação, por exemplo, ou o compartilhamento de refeições especiais com amigos e parentes do morto. Em quase todo grupo cultural, riqueza e pobreza influenciam nos hábitos fúnebres. Por exemplo, se a pessoa morta foi rica, antão as cerimônias fúnebres seriam mais elaboradas.
HÁBITOS FÚNEBRES NA BíBLIA
Se de um lado a Bíblia não dá um quadro detalhado das práticas de enterro, menciona os hábitos comuns do povo hebreu ao enterrar seus mortos e contém algumas regras sobre isso. A maioria dos povos bíblicos colocavam o cadáver na terra ou numa gruta. Não enterrar alguém ou permitir que o mesmo fosse comido pelos predadores era um insulto ao morto (Deuteronômio 28:26; I Reis 11:15). Se possível, os mortos deveriam ser enterrados no dia da morte (Deuteronômio 21:23). O cadáver era vestido com roupas fúnebres especiais e borrifado com vários perfumes (Marcos 15:46; João 11:44). A morte e os rituais fúnebres com freqüência causavam choro intenso. Esse luto não resultava só de tristeza, mas fazia parte do ritual (Mateus 11:17). No antigo Israel, havia grupos de carpideiras pagas que se lamentavam e faziam encenações dirigidas, como atrizes. Muitos dos cultos fúnebres se concentravam nesses profissionais da lamentação que cantavam salmos e faziam elaborados discursos sobre os mortos (II Crônicas 35:25; Jeremias 9:17-22). A ênfase sobre a lamentação vinha da apreciação do judeu pela vida e pela saúde, o que era considerado uma das maiores dádivas de Deus (Salmo 91:16) e também pelo respeito pelo corpo (16:9-11). Não há, no Velho Testamento, uma completa doutrina da imortalidade, mesmo embora partes dela sugiram que aqueles que morrem vivem no reino sombrio do Sheol e um dia ressuscitarão (Jó 14:13; Ezequiel 37).
A igreja cristã primitiva desenvolveu uma doutrina mais firme sobre a vida após a morte. Os filósofos gregos acreditavam que somente a alma era imortal, mas os escritores do Novo Testamento seguiram os profetas do Velho Testamento e pregaram que o corpo também seria ressuscitado. Essa crença é a base dos costumes fúnebres cristãos. Assim, a ênfase na lamentação - choro e encenação - davam ensejo ao cântico alegre de salmos. O corpo era lavado, ungido com perfume e especiarias, embrulhado em linho e circundado por velas, tudo representando a vida eterna. Amigos e parentes geralmente faziam uma vigília no lar do morto e eram lidas passagens das Escrituras que se referiam à ressurreição e à vida eterna. Quando possível, a Ceia do Senhor era realizada para simbolizar o sacrifício de Cristo. Na igreja ou cemitério , era feito um discurso fúnebre para elogiar o morto e confortar os vivos. Muitos desses costumes são ainda observados pelo cristãos hoje.
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
11:14
0
comentários
O TABERNÁCULO
Tenda provisória, onde o Senhor falava a seu povo, Ex 33.7-10. Construção portátil, em forma de tenda, que Deus ordenou a Moisés fizesse para servir de sua morada no meio do povo de Israel, Ex 25.8,9, donde lhe veio o nome de habitação, Ex 25.9; 26.1, lugar onde Jeová falava a seu povo, Ex 41.34,35, onde se achavam depositadas as tábuas da lei ou o testemunho, “o tabernáculo do testemunho”, Ex 38.21; cp. 25.21,22; Nm 9.15, também denominado “casa do Senhor”, Ex 34.26; Js 6.24. Os materiais para construção do tabernáculo foram adquiridos ali mesmo em larga quantidade. As madeiras vieram das florestas do deserto. Deram os homens e as mulheres os braceletes, as arrecadas, os anéis e os ornatos dos braços; todos os vasos de ouro foram postos à parte para donativos do Senhor. Se algum tinha Jacinto, púrpura e escarlata, linho fino e pelos de cabra, peles de carneiro, metais de prata e de cobre, paus de cetim para vários usos, tudo ofereceram ao Senhor. Os príncipes ofereceram pedras cornelinas e pedras preciosas para o éfode, Ex 35.21-29. O largo dispêndio de metais preciosos para uma construção temporária ficou plenamente justificado, uma vez que todos os materiais tinham de ser aproveitados, quando se procedesse à construção permanente.
O Senhor dá a Moisés as instruções minuciosamente para a edificação do tabernáculo, a começar pela arca, que era o ponto central para o encontro de Jeová com o seu povo, Ex 25.22.
I. Feições essenciais e permanentes: a arca, a mesa dos pães da proposição e o candeeiro de ouro, Ex 25.10-40, símbolo de cousas celestiais, Hb 9.23. Seguem-se os pormenores, Ex 26.1-37; para o altar dos sacrifícios, Ex 27.1-8; para a localização do átrio, Ex 27.9-19. O candeeiro deveria ser alimentado com azeite puro de oliveira para conservá-lo sempre aceso, Ex 27.20,21. O cap. 25.30 de Êxodo fala sobre os pães da proposição que deveriam estar sempre na presença de Deus. II. Aproximação a Deus, por mediação do sacerdócio. Sua instituição, Ex 28.1; suas vestes, Ex 28.2-43, modo de sua consagração, Ex 29.1-36. Depois de criada a ordem sacerdotal, vêm as especificações referentes ao altar, Ex 29.37, e ao sacrifício perpétuo, Ex 29.38-42. III. Passa em seguida para o altar dos incensos, Ex 30.1-10, simbolizando a adoração que o povo santificado oferece a seu Deus. Somente neste lugar é que se fala do altar dos perfumes em separado dos demais objetos que ornavam o tabernáculo. Deveria ocupar logicamente o ponto em que o povo oferecia as suas adorações ao Senhor. Em outros lugares, figura ele em conjunto com as outras peças na ordem seguinte: a arca, a mesa, o candeeiro, o altar dos incensos e o altar dos sacrifícios, como se diz em relação a estes objetos, Ex 37.25-28, na enumeração de todas as peças, Ex 39.38. nas instruções sobre a maneira de levantar o tabernáculo, Ex 40.5, e na história final de sua elevação. IV. Provisões para as necessidades do culto: A contribuição de meio siclo preço do resgate de cada pessoa, Ex 30.11-16, a bacia de bronze, Ex 30.17-21 as santas unções de óleo, Ex 30.22-33, e o incenso, Ex 30.34-38.
O tabernáculo formava um paralelogramo de 18 m de comprimento por 6 m de largo, com entrada pelo lado do oriente. A parte traseira e os dois lados eram feitos com 48 tábuas, 20 de cada lado e 8 nos fundos, das quais, duas formavam os ângulos, todas cobertas de ouro. As tábuas apoiavam-se em bases de prata duas em cada tábua, ligadas entre si por barrotes de pau de cetim; cinco para conterem as tábuas a um lado do tabernáculo outros cinco para o outro lado, e cinco para o lado ocidental, presos a argolas de ouro, Ex 26.15-30. Toda a frente servia de entrada, onde se erguiam cinco colunas de pau de cetim douradas, cujos capitéis eram de ouro e as bases de bronze, de onde pendia um véu de jacinto e de púrpura. O interior dividia-se em duas secções, separadas por uma cortina suspensa de quatro colunas douradas, com capitéis de ouro e bases de prata, Ex 26.32,37. Os dois compartimentos ficavam na parte ocidental, onde se achava o santo dos santos e o santuário, ou lugar santo, Ex 26.16. Havia quatro cortinas: I. A coberta e os lados tinham uma cortina de linho retorcido de cor de jacinto, de púrpura e de escarlata com querubins. Esta cortina era feita em dez pedaços, cinco pedaços eram enlaçados uns com os outros, e os outros cinco se uniam do mesmo modo, de sorte que formavam duas peças que se prendiam entre si. Uma formava a coberta e três lados do santo dos santos, e a outra, a coberta e outros dois lados do santuário. II. A principal coberta externa do Tabernáculo, era de pelos de cabra e consistia de onze cobertas estreitas. Estas onze cobertas se ajuntavam umas às outras, formando duas secções: uma com cinco, e outra com seis, A parte formada pelas cinco cobria o teto e três lados do santo dos santos; a mais larga cobria o teto e os lados do santuário. III. A terceira coberta era de peles de carneiro, tintas de vermelho. IV. À entrada do santuário pendia um véu e outro em frente do santo dos santos. Cada um deles era de cor de jacinto, de púrpura e de escarlata, e de linho fino retorcido, com lavores de bordados, com figuras de querubins, para indicar que ninguém se poderia aproximar da presença de Jeová.
O tabernáculo ocupava um átrio retangular de 100 côvados de comprimento na direção de leste a oeste, e de 50 de largura de norte para sul, cercado por vinte colunas de cada lado com outras tantas bases de bronze e capitéis de prata, cada uma separada da outra, 5 côvados, com cortinas de linho retorcido. Na entrada do átrio havia uma coberta de vinte côvados, de jacinto, de púrpura, de escarlata tinta duas vezes, e de linho fino retorcido, com quatro colunas e outras tantas bases, Ex 27.9-18. O tabernáculo ocupava a metade da parte ocidental do átrio; o mar de bronze e o altar dos sacrifícios ficavam na outra metade para o lado do oriente sem coberta alguma A arca era o ponto de convergência de todo o cerimonial e ocupava o santo dos santos. No santuário, bem defronte do véu que o separava do santo dos santos, erguia-se o altar dos incensos, que, não obstante, também pertencia ao oráculo, 1Rs 6.22; Hb 9.3,4. Neste mesmo apartamento estava a mesa dos pães da proposição ao lado direito, e ao lado esquerdo, o candeeiro de ouro. Fora do átrio, estava o mar de bronze e o altar dos sacrifícios. A dedicação do tabernáculo fez-se no primeiro dia do segundo ano depois que os israelitas saíram do Egito. Durante o dia, cobria-o uma nuvem, e durante a noite, pairava sobre ele uma coluna de fogo, enquanto durou a viagem pelo deserto. Quando se levantava acampamento, os levitas se encarregavam de desmontar o tabernáculo e de novo o levantarem em outro lugar, Ex caps. 26; 27.9-19; 35.4-36; 38; 40.1-38. Enquanto durou a conquista de Canaã, a arca permaneceu no campo em Gilgal. Depois de se estabelecerem na terra prometida, Josué levantou o tabernáculo em Silo, onde permaneceu em todo o tempo dos juizes, Js 18.1. Parece que em torno do santuário havia dependências destinadas aos sacerdotes e à guarda das ofertas que o povo fazia ao Senhor, 1Sm 3.3; cp. acampamento dos levitas em torno dele, Nm 3.23,29,35. Estas dependências com certeza Eram protegidas de modo diverso, por que era o tabernáculo. Fala-se em tendas, 2Sm 7.6, em porta do tabernáculo do testemunho, Js 19.51; 1Sm 2.22, em habitação de Jeová, Js 22.19,29; Jz 19.18; 1Sm 1.7,24; 3.15. Quando os filisteus tomaram a arca, o tabernáculo perdeu toda a sua glória e todo o seu valor, Sl 78.60. No reinado de Saul a arca esteve em Nobe, 1Sm 21.1.
No reinado de Davi e no de Salomão, até à construção do templo, o tabernáculo estava num alto que havia em Gabaom, 1Cr 16.39; 21.29. Depois que Salomão edificou o templo, segundo o modelo do tabernáculo, porém em mais largas proporções, tudo que havia no tabernáculo foi transferido pra ele. 1Rs 8.4; 2Cr 5.5
Fonte: Dic. Da Bíblia John Davis
--------------------------------------------------------------------------------
Veja as ilustrações (são fotos de maquetes) sobre o tabernáculo, clique sobre as fotos para ampliá-las.
Tabernáculo Entrada do Tabernáculo Altar do Holocausto
Altar do Holocausto Altar do Incenso Bacia de Bronze
Tabernáculo e Tenda Interior do Tabernáculo Mesa e Pães
Candelabro Santo dos Santos Arca da Aliança
Sumo Sacerdote Santuário do Senhor O Mover do Senhor
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
11:05
0
comentários
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
GOG E MAGOG EM DIREÇÃO AO FIM
Há quem diga que estamos prestes a uma Terceira Guerra Mundial e há vestígios de que isto é verdade. Os EUA com razão tem ameaçado um possível ataque ao Irã, um país anti-democrata que deseja por em risco a nação de Israel e qualquer uma de suas outras vizinhas querendo impor a chamada Revolução Islâmica dos Aiatolás.
Aquilo que não vai por força vai por mais força ainda.
A ideia de que tido é negociável é fruto de uma verdadeira ilusão ocidental ou do extremo oriente, talvez no ocidente isto funcione, mas não é assim no Oriente Médio, aqui acordos de paz sempre foram respeitados por judeus e cristãos mas nunca, nunca mesmo pelos árabes ou cananeus.
A mentira sempre foi um instrumento de ilusão e armadilha afim de enganar o povo de Israel e leva-lo a ceder a sua fraqueza, a de viver em PAZ. Leia com atenção o texto abaixo:
E os moradores de Gibeom ouvindo o que Josuéי fizera com Jericó e com Ai,
Usaram de astúcia, e foram e se fingiram embaixadores, e levando sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho, velhos, e rotos, e remendados;
E nos seus pיs sapatos velhos e remendados, e roupas velhas sobre si; e todo o pדo que traziam para o caminho era seco e bolorento. Josué 9:3-5
No caso acima, os homens de Israel se surpreenderam ao descobrir que estes homens, após o acordo de paz não passavam de seus vizinhos que se fizeram de coitados membros de uma terra distante para escapar da espada de Josué, Israel não pode destruí-los mas estes se tornaram seus servos por toda a vida.
Trabalho para os Palestinos.
Creio que da mesma forma, se há algum lugar para os palestinos em Israel, isto é dos dois lados do Jordão, na Judeia e na Samaria, isto é como trabalhadores e não como donos da Terra, pois esta foi dada a Israel para sempre.
Posso ser acusado de extremista judeu, maluco, mas é isto que está na Bíblia e caso você creia ser esta a palavra de Deus, ela não mudou e jamais mudará.
Qualquer tentativa de acordo ou negociações é algo ilegal no antro espiritual e está fadado ao fracasso, quando o povo de Israel em sua maioria achar que pode ceder a qualquer milímetro de sua terra, então já não poderá reclamar o seu direito a esta.
Guerra de Gog e Magog a Caminho.
O Irã está se esforçando para que haja uma guerra na região, pois a filosofia "messiânica" muçulmana leva-os a pensar que eles poderão trazer meio mundo de volta aos pés de Alá, mas não poderão.
Alá não é Deus, não basta de uma versão demoníaca de Belzebu( Baal Zevuv ) nas escrituras que aprisionava o povo de Israel na mentira e na podridão da idolatria. O seu tempo está contato e prestes a acabar.
Os EUA com seu presidente protestante crêem que são os ungidos de Deus para determinar o destino do mundo bem como suas fronteiras, mas estão errados, pois diz a palavra do Senhor que Jerusalém se tornará uma pedra pesada para todos os povos, e que todos os que se levantarem contra ela não prevalecerão.
E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-ão contra ela todo o povo da terra. Zacarias 12:3
Tanto os EUA quanto o Irã acham que podem fazer de Jerusalém a capital de um mesmo país, a Palestina, ambos estão sendo usados por Satan de formas diferentes, mas graças a Deus, que ELE é o soberano e eterno e mesmo diante dos planos do inimigo de nossas almas, ELE sempre prevalece.
EUA ameaçam invadir o Irã, o Irã ameaça os EUA com 11.000 mísseis por minutos sobre suas cabeças. Será isto a vontade do Senhor ou de Satanás? Creio que somente o inimigo tem interesse real na morte de tantas vidas em ambos os lados.
Jerusalém estará unida e em Paz para sempre ao fim na plenitude dos Gentios.
Então os governadores de Judá dirão no seu coração: Os habitantes de Jerusalém são a minha força no SENHOR dos Exércitos, seu Deus.
Naquele dia porei os governadores de Judá como um braseiro ardente no meio da lenha, e como um facho de fogo entre gavelas; e à direita e à esquerda consumirão a todos os povos em redor, e Jerusalém será habitada outra vez no seu lugar, em Jerusalém;
E o SENHOR salvará primeiramente as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não seja exaltada sobre Judá.
Naquele dia o SENHOR protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do SENHOR diante deles. Zacarias 12:5-8
A Palavra de Deus também adverte que ELE intervirá e combaterá contra todas as nações que se levantarem contra Israel, naqueles mesmos dias Israel, de uma vez se converterá conforme os versículos abaixo:
E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém;
Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.
Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido.
E a terra pranteará, cada família à parte: a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; e a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte;
A família da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a família de Simei à parte, e suas mulheres à parte.
Todas as mais famílias remanescentes, cada família à parte, e suas mulheres à parte. Zacarias 12:9-14
Esta palavra é confirmada naquilo que profetizou o apóstolo Paulo:
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. Romanos 11:25-26
Desta forma, Deus está nos revelando que o tempo dos gentios em breve vai chegar a plenitude e então ELE se voltará, e já está se voltando o seu povo para derramar sobre ele a sua graça e salvá-lo de uma só vez.
Prepare-se para os dias que estão por vir, ainda há tempo de você deixar que o Mashiach Yeshua transforme a sua vida, creia nele, venha fazer parte do grande exército de servos do Deus Vivo.
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
12:00
0
comentários
AINDA HÁ ESPERANÇA ANTES QUE VENHA O GRANDE E TERRIVÉL DIA DO SENHOR
Textos - JER 31.17 a / Ml 4. 5 b
Introdução : O tempo se escoa , sabemos que um dia Deus irá castigar essa terra e nada escapará
1. O falar de Deus nos últimos dias - alertando, exortando , mostrando sobre o tempo final , neste apagar das luzes desta dispensação.
Houve sempre um alerta de Deus mostrando acerca daquilo que está para acontecer Am 3.7 "Certamente o Senhor JEOVÁ não fará alguma coisa , sem Ter revelado o seu segredo aos seus servos Os profetas .
Dt 29.29 "As coisas encobertas são para o Senhor nosso Deus porém as reveladas são para nós e nossos filhos, para sempre para que para que cumprirmos todas as palavras desta lei .
Sl 25.14 "Os segredos do Senhor é para os que o temem ;e ele os fará saber o seu concerto.
Sl 101.6 "Os meus olhos procurarão os fiéis da terra , para que estejam comigo, o que anda num caminho reto esse me servirá
ANTES QUE VENHA O DIA GRANDE ( GRANDE )POR QUE NUNCA HOUVE TAL DIA NA HISTÓRIA
Sempre na História houveram e ainda hoje há dias importantes na nossa vida dias inesquecíveis no mundo , marcaram muitas vidas mas quero falar sobre cinco dias .
I - DIA DO NOSSO NASCIMENTO
Dia de Expectativa
Dia de Esperança
Dia do início de grandes responsabilidades
II- DIA DE NOSSO CASAMENTO
Dia em que se concretiza um sonho
Dia em que se consuma uma união
Dia de especial satisfação
III- DIA DE NOSSA MORTE
Termina nossa jornada - termina as dores e angústias partimos para a eternidade com Cristo.
Será um dia terrível - para aqueles sem Cristo - sem ele sofrimento - morte
3 tipos de morte
Morte física- II Sm 14.14 por que certamente morreremos e seremos como águas derramadas na terra, que não se ajuntam mais , o que acontece com um corpo sepultado. Depois de alguns dias ele terá se desfeito e esvaído como águas derramadas na terra.
Morte espiritual - se dividem em duas:
1ª morte no pecado é o estado de separação da comunhão com Deus , é estar sob domínio do pecado , embaixo seu efeito é no presente e no futuro .
No presente quem está separado da vida de Deus. ( o pecado faz a separação Is 59.2 )
No futuro - refere-se ao estado eterno de separação de Deus que acontecerá no juízo final. ( Quando a morte chega já é tarde não há mais solução é a conseqüência da morte no presente )
Morte eterna - chamada Segunda morte
Punição do pecado eterna separação da presença de Deus a impossibilidade do arrependimento e perdão - Hb 9.27
A Segunda morte o prêmio de Deus aos homens pecadores.
Este lugar é dado como prêmio e é mencionado nas escrituras como:Fogo eterno, trevas exteriores , castigo eterno ,tormento , ira de Deus ,abismo , eterna destruição, Fogo que não se apaga , lugar de punição , banidos da face de Deus, Lugar de não esperança , condenação eterna recompensa do pecado , lago de fogo - fogo eterno , fogo inextinguível, Lugar de fogo e enxofre , fornalha ardente onde o fogo nunca se apaga.( isso acontece em conseqüência da morte )
E você como estas será que está preparado para enfrentar esse dia ?
IV- DIA DA VOLTA DE CRISTO
A trombeta de Deus soará a qualquer momento será tão rápido
Seremos transformados – corpo de glória
Seremos glorificados – não sujeito mais ao pecado
Seremos galardoados – recompensa das mãos de Jesus, Bema ( tribunal de Cristo)
Haverá o juízo do pecado , Deus enviará as pragas descritas no livro do apocalipse , este grande dia o qual o profeta Sofonias diz dia amargo Cap. 1.8-18 - pedras de fogo do céu
serão abertos 7 selos, serão soadas 7 trombetas e será derramada 7 taças acontecerá sinais terrivéis como: á guas feridas em sangue , terremotos os ais e pragas do Apocalipse , ulceras , grande calor, a morte se ausentará pôr um período será um período de intensa aflição o qual nunca houve no mundo até hoje
V- DIA DE NOSSA SALVAÇÃO
Todos nossos pecados são perdoados
Começamos a experimentar a vida eterna
Qual o dia mais importante ? Reflita agora a sua vida em tudo isso que você ouviu
O mais decisivo é o último que pode decidir o destino da tua vida
A salvação é mais simples do que :
Abrir a torneira e tomar um copo de água
Jo 4:13-14 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Abrir uma porta – Ap 3.20- Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Mais simples do que fazer um depósito bancário - Tt 2:11 - Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
11:32
0
comentários
GIDEÃO . . . UM VALENTE
Introdução : Deus transformou avida de Gideão em um homem valente usado por Deus para libertar o povo da opressão midianita, vejamos sete características.
1. ERA HUMILDE - Deus sempre vai resistir aos soberbos e dar graça aos humildes - Jz 6.15
2. TINHA PRECAUÇÃO - Ele era prudente, todo homem usado para se colocar na brecha tem precaução - Jz 6.17.
3. TINHA ESPIRITUALIDADE - Um dos fatores primordial sem espiritualidade jamais poderemos servir ao Senhor - Jz 6.24
4. ERA OBEDIENTE - Obedecer é melhor do que sacrificar - JZ 6.27
5. TINHA INSPIRAÇÃO DIVINA - Inspiração pelo Espírito Santo em um homem é uma caracteristíca tremenda - Jz 6. 34
6. COMUNHÃO COM DEUS - ë o segredo de que O Senhor está com ele para o que der e vier - Jz 6.36; Jz 7.4,9.
7. LEALDADE A DEUS - Ser fiel, pois Deus contempla para permancecer forte e poderoso- Jz 8. 22,23.
CONCLUSÃO: Deus levantou Gideão e ele foi um grande libertador , recebeu esta grande misdsão , Deus o capacitou para isso , Deus quer dizer que está procurando estas caracteristícas na tua vida pois tem uma grande missão.
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
11:27
0
comentários
O SANGUE E SUA AUTORIDADE
Texto: I Co 11.25
Introdução : Ao derramar seu sangue precioso , ou seja a sua própria vida , Cristo abriu para nós uma fonte de autoridade capaz de solver todos os nossos problemas espirituais, msmos os mais críticos e cruéis. há poder no sangue de Jesus.
1. A igreja foi comprada pelo sangue ( At 20.28 )
2. A justificação é alcançada pelo sangue ( Rm 5.9 )
3. A consciência é purificada pelo sangue ( Hb 9.14 )
4. O sangue purifica de todo pecado ( I Jo 1.7 )
5. O sangue lava completamente ( Ap 1.5 )
6. Somos resgatados pelo sangue ( I Pe 1.18,19 ).
7. O sangue lava e alveja as vestiduras ( Ap 7.14).
Conclusão: Deixa o sangue de Jesus emanar o seu poder na tua vida , há poder no sangue.
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
11:26
0
comentários
MONTES E SUA SIMBOLOGIA
1. CARMELO - O MONTE DA DÚVIDA ( I Rs 18.20,21 )
2. GETSÊMANI - MONTE DA ANGÚSTIA ( Mt 26.36-38 )
3. ARARATE - MONTE DO REPOUSO ( Gn 8.4 )
4. EBAL - O MONTE DA MALDIÇÃO ( Dt 27.11-26 )
5. GERIZIM - O MONTE DA BENÇÃO ( Dt 28.1-14 )
6. OLIVEIRAS - O MONTE DA ORAÇÃO ( Lc 22.39,40 )
7. MORIÁ - O MONTE DA PROVAÇÃO ( Gn 22.2 )
8. PISGA - O MONTE DA VISÃO ( Dt 34.1 )
9. HOREBE - O MONTE DE DEUS ( ÊX 3.1 )
10. HERMOM - O MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO ( Mt 17.1)
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
11:24
0
comentários
EZEQUIEL - AVIVAMENTRO
Introdução: Histórico do livro de Ezequiel é a Babilônia durante os primeiros anos do exílio babilônico (593-571 a.C.). Nabucodonosor levou cativos os judeus de Jerusalém para a Babilônia em três etapas:
(1) em 605 a.C., jovens judeus escolhidos foram deportados para Babilônia, entre eles Daniel e seus três amigos; (2) em 597 a.C., 10.000 cativos foram levados à Babilônia, estando Ezequiel entre eles;
(3) em 586 a.C. as forças de Nabucodonosor destruíram totalmente a cidade e o templo, e a maioria dos sobreviventes foi transportada à Babilônia. O ministério profético de Ezequiel ocorreu durante a hora mais tenebrosa da história do AT .Ezequiel, cujo nome significa “Deus fortalece” era de família sacerdotal (1.3) e passou os vinte e cinco primeiros anos da sua vida em Jerusalém. Estava se preparando para o trabalho sacerdotal do templo quando foi levado prisioneiro à Babilônia em 597 a.C. Uns cinco anos mais tarde, aos trinta anos (1.2,3), Ezequiel recebeu sua chamada profética da parte de Deus, e a partir daí ministrou fielmente durante vinte e dois anos, pelo menos.
Ezequiel tinha uns dezessete anos quando Daniel foi deportado e, portanto, os dois eram praticamente da mesma idade, a poderosa visão que Ezequiel teve da glória e do trono de Deus (cap. 1) e o encargo divino que o profeta
recebeu para seu ministério profético (2; 3). simbólicos. Os capítulos 7. 2, 5 descrevem como Deus levou Ezequiel a uma visão para profetizar que o fim viria contra a cidade. Depois da queda de Jerusalém, Ezequiel profetiza a respeito do avivamento e restauração futuros, quando, então, Deus será e dará aos seus um“ novo coração” e um “novo espírito” (cap. 36).
Neste contexto surge a famosa visão de Ezequiel, de um exército de ossos secos que ressuscitam mediante a mensagem profética (cap. 37).“MAS EZEQUIEL , via um vale que Deus mostrava a situação
1. Tinham muitos mortos ( ossos ) , não tinham vida , estavam todos em Ruínas ,a Gloria de Deus já tinha se retirado , estavam vazios
2. Sem ânimo de vida , V.s 3.estavam todos e o profeta vê e se lamenta perde o ânimo Deus faz a pergunta ??? Há uma pergunta da parte de Deus para voce ? podem ??? Que podemos fazer pelo avivamento ???
Ezequiel viu a esperança perdida , não haviam esperança pois estavam mortos Precisava de uma visitaçào do poder de Deus , precisava da dinâmica do Espírito. Se queremos nestes ultimos dias um grande despertamento Espiritual .
No meio da igreja do Senhor. Estamos vivendo em alguns lugares o momento Critico . assim como Deus levantou Ezequiel no momento em que o povo Estava passando por dificuldade , Assim é a vontade de Deus de levantar jovens, Homens , mulheres cheios do Esp. Santo , cheios de Graça para trazer um grande Avivamento no tempo do fim.
Precisamos Ter bom animo Ezequiel precisava Ter um encontro poderoso com a palavra , avivamento vem pela palavra, a palavra traz a substancia.
O efeito foi na hora Vs 8, 9 resurgiu em sua frente um grande exercito.
Deus quer fazer um povo revestido de poder
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
11:22
0
comentários
AS QUATRO AMARGURAS DE UMA MULHER
A mulher:
· Havia ficado estéril
· Havia ficado pobre
· Havia ficado isolada
· Haviaperdido a esperança
Uma das mais belas histórias e exemplos de fé a serem seguidos.
A amargura da esterilidade:
· A mulher judia, que não gerava, era considerada amaldiçoada (I Samuel1: 15)
· A mulher judia, que não gerava, logo dividiria seu marido com uma concubina (Gênesis 16:1-3.)
· A mulher judia esperava ser a mãe do Messias, devido à profecia de Isaías: uma virgem conceberá, então, todas as moças, como o mundo da época, não aceitavam Jesus como o Messias. Aguardavam ainda que esse Messias viesse a nascer e tinham um sonho: ser a mãe do Messias. Porém, esta mulher estava excluída, a doença havia deixado-a estéril (Isaías 7: 14);
· Hoje, quantas mulheres podem dar à luz, mas preferem abortar;
· Quantas Igrejas já não geram mais "filhos", pois estão estéreis.
A amargura da pobreza:
· Gastar dinheiro com bens não é ruim, porém com doença é terrível;
· Ficar pobre por motivo de doença é frustrante;
· Sem dinheiro, viu-se condenada à miséria;
A amargura da solidão:
· Por esta doença ela era considerada imunda;
· Era tratada de modo semelhante ao leproso, pois também não podia entrar em repartições públicas;
· Devia sempre ouvir a terrível frase: imunda! imunda! Em alto e bom som;
· Não tinha amigos;
· Alguém, na época, achava que esta doença era devido aos pecados, então, por isto, era discriminada;
•Hoje em dia, o pecado separa o homem de Deus;
· O pecado deixa o homem imundo diante de Deus;
· Mas ainda há o "chuveiro da salvação", que limpa as almas pecaminosas;
A amargura da falta de esperança:
· A falta de esperança é uma coisa muito séria;
· Muitos, por não tê-la, perdem a vontade de viver (depressão);
· Ficam perdidos dentro de si;
· Esquecem-se de que há um Deus;
· O homem pode perder tudo, menos a esperança, o sonho e os objetivos
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
10:47
0
comentários
sábado, 20 de outubro de 2007
Guerra do Yom Kipur 33 anos de história
Guerra do Yom Kipur 33 anos de história
Conheça aqui tudo que aconteceu em uma das mais terríveis guerras sofridas por Israel, onde o país foi atacado no Yom Kipur(Dia do Perdão) a 33 anos atrás, pegando de surpresa milhões que jejuavam e oravam neste importante feriado nacional.
Apesar da batalha, a vitória tardou mas veio, Israel recuperou suas posições antes da guerra e ainda tomou posição estratégica a 40 quilômetros de Damasco capital da Síria.
Cafetorah apresenta aqui um resumo em português da Guerra do Dia do Perdão.
Pesquisa, tradução e adaptação, Miguel Nicolaevsky, fonte, Wikipédia.
A Guerra de Yom Kipur, Guerra do Ramadan ou Guerra de Outubro, foi um confronto armado armado entre Israel e os países árabes do Egito e Síria sendo mais um dentro do denominado conflito árabe-israelense, que ocorreu durante o mês de Outubro de 1973.
O Egipto e Síria iniciarão vergonhosamente o conflito no dia de Yom Kipur, quando em Israel a maior parte da população praticava o jejum e orações, afim de recuperar os territórios que Israel tomara desde a Guerra dos Seis Dias de 1967. Ambas os lados sofreram graves baixas, mas Israel manteve os territórios conquistados.
Causas da Guerra
O conflito durante muitos anos entre os judeus e árabes sobre o controle da Palestina havia dado lugar a guerras em 1948, 1956 e 1967. Na Guerra de dos Seis Dias, Israel havía conquistado a península do Sinai e a faixa de Gaza, que até este momento se encontravam nas mãos de Egito; as Colinas do Golan, a Síria; e a parte de oriental de Jerusalém era administrada por Jordânia. Em 1968, a ONU adotou uma resolução exigia a volta do estado de Israel as sua fronteiras originais em troca do reconhecimento dos países árabes do direito de Israel de existência. Sem dúvida alguma, nenhum dos lados adotou a resolução e os confrontos nas fronteiras se tornaram constantes.
O substituto do Presidente egípcio Nasser, Anwar el-Sadat, realizou uma ofensiva diplomática para a retirada de Israel e ainda assim se preparou para atacar Israel. A pesar de diversas resoluções da ONU, Israel se recusou a retirar-se sem garantias de paz, com apoio público dos Estados Unidos, crendo ambos na incapacidade de dos exércitos árabes para lançar uma ofensiva.
No entanto, a União Soviética, que apoio as nações árabes durante as guerras anteriores, havia provido ao Egito novos e modernos materiais militares. Egito e Síria, a través do presidente Hafez al-Assad, tinham o objetivo comum do ataque contra Israel, mas os Sírios não aceitaram, em caso de vitoria, iniciar processo diplomático de paz, nem mesmo reconhecer o Estado de Israel.
Ao lado Anwar el-Sadat, presidente do Egito.
Em 1972, Sadat havia nomeado a Ahmad Ismail Ali, Ministro da Guerra. No mesmo ano Leonidas Breznev havía pedido a Sadat que apoia-se una política de moderação por causa do fracasso dos intentos anteriores. Sem sucesso, o Egito de forma cega, se glorificou do apoio soviético. Ismail ascendeu ao cargo de Comandante Chefe dos Exércitos do Egito, Síria e Líbia, em virtude do acordo realizado, criaram a Federação das Repúblicas Árabes, Egito confiou na esperança de que Síria entraria numa ofensiva de grande escala, o que permitiria o triunfo contra Israel. O interesse da Síria não era só o fruto do panarabismo(sonho árabe da conquista mundial através do radicalismo), e sim porque este país vinha recebendo suprimentos soviéticos de armas em grande escala, nem como os Misseis Sam e aviões MiG-21. Em 12 de Junho de 1973, Sadat visitou a Síria e realizou um acordo com Assad para fazerem juntos um ataque "definitivo" contra a nação de Israel. A operação se chamaria Operação Badr (Operação Lua Cheia).
Em 13 de setembro, em um curso de manobras aéreas segundo os Sírios, e para um perseguição, segundo os israelenses, treze caças de de fabricação russa(MIG), da Síria foram derrubados pelas Forças de Defesa de Israel sobre o Mar Meriterrâneo, o que provocou que Assad exigiu do Egito que inicia-se o ataque contra Israel o mais rápido possível.
A Guerra
Em 6 de Outubro de 1973, no dia de Yom Kipur, festa judaica, Egito e Síria lançarão seu ataque contra Israel. A data havia sido escolhida cuidadosamente do ponto de vista tático, em que a maioria da população civil israelense estava jejuando e se encontraria nas sinagogas, os comandos de defesa estariam em número menor, pois muitos estariam de folga neste dia, afim de participar do Yom Kipur. A data tinha mais uma conotação simbólica para os muçulmanos, pois segundo o calendário Muçulmano, em 6 de Outubro, Maomé decidira iniciar a Batalha de Badr, que foi a primeira vitoria muçulmana contra os infiéis da tribo de kuraich.
As Colinas de Golan
A ofensiva Síria
Os caças Sírios MIG 17 invadiram o espaço aéreo israelense as 14:00 horas na região das Colinas de Golan onde começaram a atacar tanques, blindados e posições do Quartel General das Forças de Defesa de Israel na região, principalmente com incursões desde Nafah, Druze e Kuneitra.
Ao lado Golda Meir, Primeira Ministra de Israel quando iniciou a guerra.
Nesta última, a artilharia Síria bloqueou a região para eliminar os tanques israelenses, iniciando a penetração de suas próprias forças de artilharia blindada por toda a frente de combate. Por sua vez, o exército egípcio cruzou rapidamente o canal de Suez, superando os primeiros postos de defesa israelense. O exército sírio estava consciente de sua inferioridade, por isso tratou de se espalhar o mais rápido possível, antes de que os israelenses tomassem posições melhores.
O Alto Escalão das Forças de Defesa de Israel concentraram seus esforços bélicos primeiramente na região norte, pois península do Sinai era um tanto ampla que mesmo os egípcios teriam dificuldade em superar, mas as Colinas de Golan, uma faixa relativamente estreita, podería permitir aos sírios uma fácil conquista.
Os primeiros ataques aéreos israelense foram desastrosos frente a defesa antiaérea síria. Os israelense perderam mais de quarenta aviões F-4 Phantom II e A-4 Skyhawk, o que causou a suspensão dos ataques.
No fim do primeiro dia, as tropas sirias haviam alcançado um de seus objetivos fundamentais, o monte Hermon, visto que a maioria dos blindados israelense haviam se retirado ou abatidos. O Mar de Galileia era o segunde objetivo sírio, visto que sua artilharia já estava posicionada nos desfiladeiros no sul de Golan, atacando a forças em retirada. No dia seguinte, 7 de Outubro, os blindados israelenses se encontraram em uma emboscada nocturna siria bem próximo de Nafah, onde carros de combate do tipo T-62, com os mais antigos T-50 y T-55 russos deram conta dos Sherman de Israel, permitindo o avanço sírio ainda mais adiante de Nafah, oito quilômetros no interior de Israel. Mais ao norte, a situação era estável, graça a ações da aviação e ao forte desgaste do exército israelense.
O contra-ataque de Israel
Em 8 de Outubro de 1973, comandos blindados israelense iniciaram um contra-ataque para deter o avanço sobre Galileia pela região sul das Colinas de Golan. Se utilizou muito pouco a aviação, em vista as baixas dos primeiros dias, e se empregou a fundo a superioridade dos blindadas israelenses. Em 48 horas de contra-ataque, os sírios se encontravam novamente nas posiciones iniciais antes da guerra, com perdas materiais superiores a 80%.
Na frente norte, a pressão sobre os sírios foi aumentando, com um grande número de baixas. Este abandonaram a Kushniya e foram superados nas trincheiras. A ação persistente de Israel foi surpreendida novamente por um ataque sírio em 9 de Outubro em Kuneitra que durou várias horas. Finalmente, os sírios que necessitavam de suprimentos para manter suas tropas de blindados e veículos de transporte, tiveram que enfrentar a ação da Forças de Defesa, e foram abatidos e superados pelos israelenses. No dia 10 de Outubro, os problemas na frente siria permitiram a aviação israelense atuar destruindo diversas unidades sirias isoladas causando um grande numero de baixas e perdas de equipamento. As poucas forças restantes se retiraram para fronteiras anteriores ao início da guerra. No dia 8 de Outubro, a aviação israelense havía atacado pontos estratégicos do Alto Comando sírio em Damasco, em resposta aos mísseis Rana-7 que los sírios havían lançado sobre a população israelense.
A moral siria havía caído desde então. Em 11 de Outubro, forças blindadas de Israel haviam penetrado até o coração da Síria pelo lado Norte, tomando o monte Hermon, avançando em direção a capital, Damasco. Por causa do avanço rápido das tropas israelense, tropas iranianas cruzaram a fronteira afim de apoiar o exército sírio, as quais foram rapidamente eliminadas na região estratégica de Tel Shams, mesmo tendo recebido apoio de unidades blindadas da Jordânia.
Por causa destas novas posições, Israel estava situado somente a 40 quilômetros da capital da Síria, ameaçando-a até mesmo com a sua artilharia blindada, sem a necessidade de aviões de combate.
A ofensiva egípcia no Sinai
Tropas egípcias de infantaria entre sete e oito mil homens cruzarão o Canal de Suez e ocuparão posições de norte a sul (Kantara, Ismailia e Shalufa) armados mísseis anti-tanque e mísseis antiaéreos SAM 7 de fabricação russa. Diante dos primeiros movimentos de blindados israelense a resposta da infantaria causou numerosas baixas e permitiu as unidades a se dispersarem no território e receber um segundo regimento para conquistar precárias posições israelense. O egípcios destruíram centenas de casas e algumas pequenas bases israelenses na região.
Após a infantaria, as forças de construtores e engenheiros egípcios conseguiram abrir uma abertura de quarenta metros através do muro de contenção e defesa, estabelecendo a comunicação das vias do Canal com dezenas de transportes fluviais e outras tantas pontes. Durante a noite cinco divisões de infantaria conseguiram atravessar o Canal de Suez com mais de quinhentos carros de combate. O objetivo egípcio era tomar posições na península na costa, não era possível o avanço dos blindados. Para apoiar a ofensiva, os helicópteros vinha atacando por trás as posições israelenses.
Em 8 de Outubro la zona sul da península se dividiu em três setores pelos israelense para o inicio de um contra-ataque que lhes devolveria o Canal de Suez e quebra-se o exército egipcio. O primeiro ataque em Ismailia foi um fracasso; o segundo, sob o comando do general Ariel Sharon, conseguiu chegar ao Canal de Suez pelo Grande Lago Amargo, ma um tanto frágil, por ter que enfrentar o avanço sob a direção do alto Comando das Forças de Defesa, mesmo sofrendo grande baixas, manteu-se a posição
Em 11 de Outubro, o exército egípcio tomou a decisão de avançar suas posições até o interior da península do Sinai em uma arriscada manobra que obrigava a deixar os blindados de apoio da retaguarda na linha de frente. A ação foi realizada a pedido sírio a Sadat para aumentar uma pressão contra Israel afim de Israel recuar de suas posições nas colina de Golan.
Contra-ataque israelense no Sinai
Em 14 de Outubro cerca de quinhentos blindados egípcios iniciram seu avanço sobre todo o centro e a costa sul da península, sendo enfrentados em toda a região pelos israelense que, conhecendo os planos inimigos e certa falta de equipamento e munição, preferiram esperar. A arriscada operação obrigou a um recuo egípcio com mais de duzentos blindados abatidos pelas Forças de Defesa de Israel. Esta situação favoreceu finalmente um contra ataque israelense sem precedentes.
Ao lado o general Ariel Sharon na época das batalhas.
Durante a primeira semana da guerra, Síria e Egipto poderiam causar danos as Forças de Defesa de Israel e até mesmo ocupar parte dos territórios, mas deficiência nas comunicações entre as forças inimigas de Israel faziam os ataques serem descoordenado.
Na noite de 15 de Outubro, Ariel Sharon, com três brigadas blindadas, uma brigada de infantaria e unidades para-quedistas de uma comando de elite e mais um grupamento de engenheiros iniciou uma operação afim de alcança a orla oriental do Canal de Suez frente a 21º Brigada Egípcia comandada por Sad Mam. Apesar de chegarem ao canal, não puderam cruzar o mesmo na mesma noite. Em 16 de Outubro de 1973 um grupo reduzido de para-quedistas israelenses chegou a sua margem ocidental, mas um forte grupamento egípcios blindado impedia o avanço das tropas de Israel. Em 17 do mês alguns carros blindados conseguiram atravessar o canal, mas por causa da artilharia egípcia pesada sobre os israelense, optou-se para cessar o avanço. Na madrugada entre 17 e 18, as Forças de Defesa de Israel entraram pela região do Grande Lago Amargo, sendo que muitos nos mísseis anti-blindados já haviam sido destruídos, finalmente Israel reconquistara o Canal de Suez.
Postado por
EV. ANTONIO VICTOR
às
05:36
0
comentários

